PRA 6560
As barreiras à comunicação podem ser internas e externas, como barreiras internas temos o cansaço ou doença e como barreiras externas temos o clima ou o ruído.
A comunicação verbal pode ser oral e escrita.
Há vários estilos de comunicação passivo, assertivo, manipulador e agressivo. No estilo Passivo, a pessoa não é capaz de pedir um favor do qual necessite, culpa-se de tudo, etc...; no estilo Agressivo, a pessoa usa violência física, critica as pessoas, etc...; no estilo Manipulador, a pessoa não respeita os outros a não ser em proveito próprio, explora os outros ao ponto de fazer chantagem, etc...; no estilo Assertivo a pessoa não magoa os outros, respeita a opinião dos outros, etc....
Há também vários tipos de conflito, como por exemplo, o intrapessoal, que é um conflito que uma pessoa tem com ela própria; o interpessoal, que é um conflito que uma pessoa tem com outra pessoa e por fim temos o organizacional, várias pessoas fazem greve numa instituição.
No doente com doença mental a comunicação deve ser o mais curta e simples possível, dar tempo o bastante para que o doente responda, o técnico auxiliar de saúde deve ter paciência porque vai ter de fazer muitas repetições,deve também ter atenção aos movimentos do corpo e da cara. O técnico auxiliar de saúde deve ter noção que o doente mental continua a ser uma pessoa que tem os seus gostos e a sua personalidade.
O que aprendi nesta UFCD irá-me ser