Pr
O Trabalho do Assistente Social no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Antônio Batista Carneiro
1. Introdução
O presente trabalho pretende apresentar um projeto de pesquisa sobre o trabalho do Assistente Social no Centro de Atenção Psicossocial Antônio Batista Carneiro, situado no Município de Chã Grande PE.
O Assistente Social é caracterizado como um profissional atuante no campo de intervenção, neste contexto, as competências e atribuições profissionais, com seus desafios e possibilidades. Neste âmbito, suas atividades possuem caráter psicossocial, fortalecendo a cidadania como também os vínculos familiares e comunitários auxiliando o tratamento e o envolvimento dos usuários com o CAPS, enfatizando a partir do ponto de vista teórico- metodológico ético-político e técnico-operativo.
De acordo com A Portaria/GM 336 de 19 de fevereiro de 2002 estabeleceu as modalidades dos Centros de Atenção Psicossocial como
CAPS I, CAPS II, CAPS III, CAPS AD E CAPSi, definindo-os por ordem crescente de porte/complexidade e abrangência populacional. Onde é importante a realização de diversas atividades com outros profissionais, como Psicólogos, Enfermeiros, Pedagogos, etc.
Os objetivos da intervenção do Assistente Social é de universalização dos direitos sociais dos usuários, por meio da identificação dos recursos que permitam a defesa de tais direitos, intervindo na realidade social, a fim de aproximar as expressões da questão social incluídas no processo de uso de substâncias psicoativas, para encontrar formas de mudanças da ação social vivida por essas pessoas, a partir da relação em atividades sociais e funcionais.
2. Objetivos
2.1. Objetivo Geral
Esclarecer o papel do Assistente Social no CAPS - Antônio Batista Carneiro do município de Chã Grande Pernambuco.
2.2. Objetivos Específicos
Analisar a importância do trabalho do Assistente Social no CAPS;
Informar sobre outros profissionais envolvidos que contribuem para efetivação de um