Pr
Denomina-se de cloração a operação de injeção de um composto químico clorado, altamente oxidante, na água. A finalidade desta operação é oxidar os materiais oxidáveis.
Quando a cloração é efetuada logo após a captação de água, ela é chamada de pré-cloração.
A pré-cloração no sistema de tratamento de água é indicada para águas bastante contaminadas, portanto não e realizada em todas as ETAs (estação de tratamento de água) onde ela e realizada o processo se dá da seguinte maneira:
Depois de captada de rios ou lagos de passar pela peneiração a água passa pelo processo de Pré-Cloração, nesse processo e adicionado cloro ( CL2) em água bruta para eliminar matéria orgânica e oxidar metais como ferro e manganês, tornando-os insolúveis, o que permitira sua remoção nas próximas etapas do tratamento,Levando-se em conta que o cloro e um potente oxidante. Dessa maneira no processo de Pré-Cloração obtemos as seguintes reações químicas:
O cloro adicionado em água tem-se: a formação do acido Hipocloroso
CL2+H2O HOCL+H+CL
O acidohipocloroso dissocia-se em função do PH do meio.
HOCLH++OCL-
O ferro ( FEZ) dessa forma se oxida na presença de cloro da seguinte maneira:
2 FE+2+3HOCL+3H2O2FE(OH)3+3CL-+H+
O FE (OH) 3 hidroliza
FE (OH) 3 FE + 3 + 30H - FE2O3 H20
Dessa meneira a oxidação do ferro permitira sua reitrada nas próximas etapas do tratamento.O mesmo ocorre com manganês que será também oxidado com cloro.
A utilização de cloro no tratamento de água tanto na desinfecção como na oxidação vem sendo distribuída nos últimos anos devido a formação de compostos que podem ser cancerígenos que são denominados Irihalometanos, esses compostos são formados da reação do cloro com certos elementos químicos.