Pr ticas ergon micas na gest o de seguran a do trabalho

4358 palavras 18 páginas
XXVI ENEGEP - Fortaleza, CE, Brasil, 9 a 11 de Outubro de 2006

Práticas ergonômicas na gestão de segurança do trabalho: o caso das atividades de mineração subterrânea
Agnaldo Fernando Vieira de Arruda (UFSC) afva@terra.com.br
Eugenio Andrés Díaz Merino (UFSC) merino@cce.ufsc.br
Leila Amaral Gontijo (UFSC) leila@deps.ufsc.br

Resumo
Este artigo apresenta um diagnóstico atual do conhecimento e das práticas ergonômicas na gestão de segurança do trabalho nas atividades de mineração subterrânea, abordando para isto o universo da mina subterrânea, através da caracterização dos ambientes e dos trabalhos em subsolo. Em seguida são feitas considerações conceituais sobre a ergonomia, apontando o relacionamento das suas atividades com a segurança e saúde do trabalho, além também de fazer referência aos preceitos dos sistemas de gestão de segurança do trabalho aplicados na mineração subterrânea. Apresenta o resultado da pesquisa sobre a aplicação da ergonomia nas atividades de mina subterrânea, e questiona sobre a participação da ergonomia nestes trabalhos, especificamente em relação aos sistemas de gestão de segurança do trabalho.
Concluí que a contribuição da ergonomia nas minas subterrâneas pode melhorar os ambientes e os trabalhos subterrâneos, através da participação do nível gerencial. Sugere ainda uma maior participação da ergonomia no âmbito dos sistemas de gestão de segurança do trabalho para as minas subterrâneas.
Palavras-chave: Ergonomia; Mineração Subterrânea; Gestão de Segurança do Trabalho.
1. Introdução
O objetivo deste artigo é questionar sobre a participação da ergonomia nos sistemas de gestão de segurança do trabalho das atividades desenvolvidas em mina subterrânea, como ferramenta de melhoria, na forma conceitual e estratégica da organização. Este artigo tem, portanto como finalidade, diagnosticar o estagio atual do conhecimento, compreensão e aplicação das práticas ergonômicas na gestão de segurança do trabalho nas atividades de mineração
subterrânea,

Relacionados

  • APOSTILA M DULO I
    19188 palavras | 77 páginas
  • PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS
    43265 palavras | 174 páginas