Pr Tica I Grandezas F Sicas E Teoria Dos Erros Pronto
1. OBJETIVO
O principal objetivo dessa prática é o conhecimento dos diferentes instrumentos de medidas, suas incertezas e o modo de utilizá-los. Aprendeu-se também como calcular os valores e os desvios das diferentes medidas.
2. INTRODUÇÃO
O homem sempre buscou entender o que acontecia ao seu redor, e para isso ele procurou observar todos os acontecimentos. A partir desses resultados, ele tentou elaborar teorias que explicassem tais eventos. A física é uma ciência experimental, e o físico observa fenômenos naturais e tenta achar padrões e princípios que relacionam esses fenômenos.
Na física, é importante utilizar um conjunto consistente de unidades. Em 1960, um comitê internacional estabeleceu um conjunto de padrões para a comunidade científica, chamado de SI (système international). O SI tem sete unidades básicas: o comprimento, a massa, o tempo, a corrente elétrica, a temperatura termodinâmica, a quantidade de matéria e a intensidade luminosa.
O metro (m) é a unidade SI do comprimento. Atualmente, o metro é determinado usando-se a rapidez da luz no vácuo, que é definida como valendo exatamente 299792458 m/s. Ou seja, o metro é a distância que a luz percorre no vácuo em 1/299792458 segundos.
Muitos dos números em ciência são resultados de medições, portanto conhecidos levando-se em conta o grau de incerteza experimental. A magnitude da incerteza depende da habilidade do experimentalista e do aparato utilizado, e frequentemente pode ser apenas estimado. Uma indicação grosseira da incerteza de uma medida pode ser deduzida através do número de algarismos utilizados.
Muitas vezes, é útil calcular uma resposta aproximada para um certo problema físico, mesmo quando as informações disponíveis forem escassas. Os resultados podem então ser usados para determinar se é ou não necessário um cálculo mais exato. As aproximações, geralmente, estão baseadas em certas hipóteses que deverão ser modificadas no caso de ser necessária