Pr tica de Inorganica
DISCIPLINA DE QUÍMICA INORGÂNICA
PRÁTICA EXPERIMENTAL: FUNÇÕES INORGÂNICAS
SUMÁRIO
1 objetivo 2
2 introdução 3
3 materiais e métodos 5
4 procedimento experimental 8
5 resultados 10
6 discussão dos resultados 14
7 conclusão 15
Referências 16
1 objetivo
Conforme o estudo realizado anteriormente na disciplina, a prática teve como objetivo aprimorar o conhecimento das funções inorgânicas através de análises de pH de diferentes amostras.
Ao fim pretende-se concluir qual método utilizado determina mais precisamente o pH, assim como as dificuldades e prováveis causas de erro. A aula prática oportunizou, ainda, o aprimoramento de algumas técnicas laboratoriais, como, a utilização do papel tornassol vermelho, papel tornassol azul, papel universal, a fenolftaleína, pHmetro e diferentes vidraçarias.
2 introdução
Ácidos e bases são encontrados em quase todo lugar. No interior de cada célula viva, existe uma fábrica que produz os ácidos e as bases que suportam a vida e controlam a composição de nosso sangue e fluidos celulares. Ácidos e bases afetam o sabor, a qualidade e a digestão de nossa comida. A leitura de qualquer jornal nos alerta para o papel da chuva ácida no ambiente. Quase todos os produtos de consumo que nos rodeiam – tecidos sintéticos, tintas, metais, plásticos – fizeram uso de ácidos e bases no decorrer de sua fabricação. No laboratório, muitas das reações que os químicos realizam para estudar as propriedades dos materiais ou criar novas classes de matéria envolvem ácidos e bases (ATKINS; JONES, 2001).
O conceito de ácido e base é um dos mais importantes da química, cujos ácidos em dissociação aquosa produzem íon de hidrogênio (H+) e as bases produzem íon hidróxido (OH-). Além dessas e outras diferenças, as duas funções possuem características semelhantes como a condução de eletricidade em meio aquoso e alteração de coloração quando na presença de indicadores, e ainda quando reagem entre si formam sal