Pr Tica 7 Testes De Ac Aldeidos E Cetonas
07:
CLASSIFICAÇÃO
DE
GRUPOS
FUNCIONAIS-
ácidos
carboxílicos e aldeídos
1. INTRODUÇÃO
Teste do pH
Os ácidos carboxílicos são geralmente caracterizados pela sua capacidade de ionizar e reagir com bases. Os ácidos carboxílicos são solúveis em solução aquosa de bicarbonato de sódio a 5%, com evolução de dióxido de carbono, e em solução aquosa de hidróxido de sódio a 5%. Os ácidos carboxílicos solúveis em água ionizam-se, dando pH menor que 7.
O
O
R C
+
R C
H2O
OH
+
H3O
O
Teste do Bicarbonato de sódio
Ácidos reagem com bicarbonato de sódio para gerar como produto secundário dióxido de carbono de acordo com a equação abaixo, esse aspecto dos ácidos confere a essa reação a propriedade de liberar o gás carbônico, o que faz com que na solução na qual o ácidos está presente ocorra a formação de bolhas.
-
+
RCOO Na
RCOOH + NaHCO3
H2CO3
CO2
+ H2CO3 (instável)
+ H2O
Teste da 2,4-dinitro-fenilhidrazina
Aldeídos e cetonas reagem com a 2,4-dinitrofenil-hidrazina em meio ácido para dar 2,4-dinitrofenil-hidrazonas, usualmente como um precipitado de coloração amareloavermelhada. O produto tem, na maior parte dos casos, um ponto de fusão nítido, útil na identificação do aldeído ou cetona original.
H
N
(R)H
O
R
+
O2N
NH2
NO2
H
N
H
O2N
H(R)
N
R
NO2
2,4-dinitrofenil-hidrazona
_____________________________________________________________________________
UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO
Teste de Tollens
O teste permite a distinção entre aldeídos e cetonas. Aldeídos reagem com formação de prata elementar, a qual se deposita como um espelho nas paredes do tubo de ensaio. As cetonas não reagem.
RCHO
+ 2 Ag(NH3)2OH
(Reagente
de Tollens)
2Ag
+
RCOO NH
4
+
3NH 3
+
H2O
(Espelho de prata)
2. OBJETIVOS
Usar a análise orgânica qualitativa clássica na identificação de amostras desconhecidas. Realizar algumas inter-conversões funcionais por meio de testes de grupos funcionais. 3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
3.1. Teste do pH
Para ácidos carboxílicos