Pr Tica 3 Laborat Rio De Bioprocessos
1811 palavras
8 páginas
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SULCENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TECNOLOGIA
INTRODUÇÃO À BIOENGENHARIA – ENQ0245
Prof. ELOANE MALVESSI
Alunas: Bruna Pertile, Manoela Veadrigo Boschetti e Morgana Schenatto
Aula Prática 2 - Laboratório de Bioprocessos
1. INTRODUÇÃO
Os processos bioquímicos têm como principal objetivo a produção de um produto de interesse ou o consumo de um substrato, podendo ser realizados por vias fermentativas ou enzimáticas. Em um processo fermentativo são utilizados microrganismos na conversão do substrato em produto, enquanto que no processo enzimático são utilizadas enzimas isoladas ou um complexo enzimático.
Todo processo bioquímico pode ser dividido em três fases:
1 - Preparo;
2 - Desenvolvimento;
3 - Preparo, recuperação e caracterização.
A fase de preparo envolve três partes principais: o preparo de inóculo, preparo de meio e preparo do reator. O objetivo do preparo do inóculo é ativar as células e adaptá-las a uma concentração de substrato desejada.
No preparo do meio de fermentação deve ser levado em conta as condições iniciais do processo fermentativo, tais como a concentração inicial de substrato, pH, temperatura, água e nutrientes. Deve-se também efetuar a redução da carga microbiana contaminante (por esterilização ou pasteurização) e fazer adição de compostos de interesse quando necessário.
No preparo do reator onde será realizado o processo bioquímico, deve ser realizada a assepsia e verificação dos sistemas de controle e calibragem.
Durante o desenvolvimento do processo devem ser controlados fatores como temperatura, pH e, em processos aeróbios, o controle de aceleração e agitação.
A terceira fase dos processos bioquímicos depende do produto obtido. Para os processos fermentativos existem duas opções:
1 - Processo de geração de energia onde compostos orgânicos atuam como doadores e receptores de elétrons na ausência de oxigênio;
2 - Qualquer processo celular de transformação que gere um produto de interesse.
A glicose é uma