Pr Projeto
CAMPUS ERECHIM
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS
A LINGUAGEM UTILIZADA NAS REDES SOCIAIS E SUA ...
KEISE FERNANDO TERRIBILE
Pré-Projeto apresentado junto à Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas.
Sujeito e Linguagem
ERECHIM, MAIO DE 2015.
SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÃO 01
2 – JUSTIFICATIVA 02
3 – OBJETIVOS 03
4 – METODOLOGIA 04
5 – CRONOGRAMA 05
6 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 06
1. Introdução
A língua é dinâmica e heterogênea e se manifesta de diversas formas de acordo com a situação comunicativa em que se encontra. A internet é um ciberespaço que tem demonstrado essa dinamicidade, rompendo com determinadas regras tradicionais da norma padrão. Isso tem fomentado críticas quanto à nova forma de escrita utilizada.
O internauta, ao interagir com seus interlocutores, desenvolve uma escrita com características que a aproxima da oralidade. Esse recurso tem por objetivo tornar a interação mais próxima de uma conversação face a face, faz com que os interagentes se sintam mais à vontade, e aumente o fluxo de comunicação verbal atendendo à exigência de velocidade no momento de interação.
A escrita não deve ser entendida apenas como código, mas também como prática social. Ela é uma modalidade da língua e, como tal, deve refletir a mesma em sua dinamicidade e heterogeneidade.
Somos propensos a aprender observando o comportamento de outras pessoas (Bandura, 1986). Isso é o que parece acontecer com os interlocutores do ciberespaço: o internauta se adequa às regras do jogo desses ambientes com a intenção de viabilizar sua comunicação e ser aceito nesse grupo social.
É esse contexto que, ultimamente, tem proporcionado algumas inquietações entre os profissionais de ensino. O aluno tem trazido essas regras numa situação de produção de textos que requer outro tipo de regra, diferente ao da norma padrão