PR PROJETO SEMINARIO PATRICK
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO
PATRICK WILLIAM
LAURI SCHAPARINI
LEONARDO PACHECO
TURMA 302
LESÕES DESPORTIVAS
IVOTI-RS, 2015.
INTRODUÇÃO
Hoje em dia muitas pessoas sofrem lesões praticando esportes ou até mesmo no seu dia-a-dia, mas acabam não tratando a lesão para poder se recuperar e assim ficam com algum desconforto por muito mais tempo. Os desportos mais causadores de lesões são: Futebol, atletismo, basquetebol, vôlei e tênis. Assim, dependendo do esporte ou da posição do atleta, a lesão pode ocorrer com mais frequência na parte superior ou inferior do corpo, por exemplo: Um jogador de futebol que joga na posição de atacante tem mais probabilidade de sofrer uma lesão na parte inferior do corpo, como no joelho e tornozelo devido ao maior contato com os outros jogadores, já um goleiro tem mais chances de sofrer uma lesão na parte superior do corpo, como nos ombros, pulsos e dedos. Existem diversos tipos de lesões, como por exemplo: Tendinites, distensões musculares, ruptura muscular, fraturas, entorses, contraturas, etc.
OBJETIVO
Nosso objetivo é fazer uma revisão do conceito de lesões desportivas, de suas consequências, como prevenir e também o tratamento para a recuperação.
METODOLOGIA
Nosso grupo irá realizar entrevistas com atletas, ex- atletas e fisioterapeutas para nos inteirarmos do assunto e assim ver quais lesões ocorrem com mais frequência e qual o grau de cada lesão sofrida. Vamos elaborar gráficos de acordo com as entrevistas, perguntando ao atleta se já sofreu algum tipo de lesão e qual o grau dela, e aos fisioterapeutas quais as lesões mais ocorridas, seu tempo de recuperação e qual o seu tratamento adequado.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbme/v11n1/24105.pdf. Acesso em 16/07/2015.
Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbme/v8n4/v8n4a04 . Acesso em 16/07/2015.