PR HIST RIA E EVOLU O DO HOME
EVOLUÇÃO DO HOMEM.
PROFESSOR SÍLVIO MELLON – IFRO – CAMPUS ARIQUEMES
AS ORIGENS DO HOMEM.
Os primeiros ancestrais do gênero Homo surgiram nas zonas tropicais e subtropicais da África durante o resfriamento do clima ocorrido no
Plioceno Superior (2,52 milhões de anos atrás). Estabeleciamse em um território, onde exploravam uma área extensa.
SAHELANTHROPUS TCHADENSIS –, têm sete milhões de anos e s ão os restos do mais antigo ancestral conhecido do homem. Mas é poss ível que ele não seja tão velho. O método de datação foi comparar as espécies que estavam à sua volta com as que existiam em outras regiões da África, o que não é muito preciso. Acreditase que a linhagem humana se separou dos demais primatas entre cinco e seis milhões de anos atrás e, para alguns cientistas, faz mais sentido que esse fóssil seja de um gorila.
A ÁFRICA E A HUMANIDADE
TEORIAS E HIPÓTESES SOBRE O APARECIMENTO
DO HOMEM.
• TEORIA
CRIACIONISTA OU
BÍBLICA.
• TEORIA
EVOLUCIONISTA OU
DARWINIANA.
• TEORIA NEOCRIACIONISTA OU
DO DESIGN
INTELIGENTE.
• HIPÓTESES:
• MONOGENÉTICA E
POLIGENÉTICA.
A ORIGEM DO HOMEM. O PROCESSO DE HOMINIZAÇÃO
O austrolopitecus foi o primeiro primata hominídeo: caminhava na vertical e era herbívoro. Possuía maxilares robustos e dentes fortes.
O homo Habilis, há cerca de 2,5 milhões de anos, apresentava uma capacidade cerebral superior e foi o primeiro a usar as mãos para transformar uma pedra, um osso ou madeira num utensílio. Terá sido também a partir daqui que se desenvolve a linguagem.
O homo Erectus, cujos vestígios encontrados em África datam de 1,7 milhões de anos, a ele devese uma das maiores descobertas da humanidade: o fogo. Possuia maiores capacidades de locomoção e aptidões fisícas.
O Homo Sapiens, “o homem que sabe”, assim designado devido ao
seu