Pr dios Neocl ssicos de Belém
1579 palavras
7 páginas
PRÉDIOS EM ESTILO NEOCLÁSSICOS DE BELÉMMais do que apenas uma revivificação da Antiguidade, o neoclassicismo esteve ligado a eventos políticos contemporâneos. Esta escola artística surgiu em virtude das grandes aspirações revolucionarias cujos ideias, baseados na revolução francesa, igualdade, liberdade e fraternidade, eram evocados por todos os cantos, gerando uma comoção em torno do erudito que caminhava para o popular. O Neoclassicismo valoriza então este conjunto de ideias valorizadores da civilidade e formosura da sociedade. Os temas são tratados com cenas de grande eloquência; a arte, acima de tudo, tinha o papel de difusora dos ideários daquele momento.
Artistas neoclássicos buscaram substituir a sensualidade e a trivialidade do rococó por um estilo que fosse guiado pela lógica, solenidade, e de caráter moralizante. Quando movimentos revolucionários republicanos se estabeleceram na França e na América, os novos governos adotaram o neoclassicismo como o estilo para sua arte oficial, em virtude de sua associação com a democracia da Grécia Antiga.
A região Norte do Brasil, em especial no Pará, o Neoclássico tem seu maior expoente na obra de Antônio Landi, que eclode na segunda metade do século XIX, cuja descendência da tradição tardo-barroca bolonhesa não se demonstra indiferente aos influxos do neoclassicismo já antes da chegada dos artistas de 1816. Sua obra marca a transição de um estilo a outro: ela guarda simultaneamente traços de uma corrente artística – o Barroco – em seu ocaso, enquanto apregoa, para o porvir, as novas tendências que o racionalismo classicista celebra.
Landi, formado na Academia Clementina de Bolonha, fazia parte da missão científica de Alexandre Rodrigues Ferreira, português que esteve no norte do país, realizando trabalhos de levantamento geográfico daquele canto da Amazônia para a demarcação das fronteiras entre as possessões portuguesas e espanholas.
Algumas características da arquitetura neoclássica Paraense:
• materiais nobres