Pr Colombianos
Quando os europeus descobrem a América e iniciam a sua colonização estabelecendo o contato entre dois mundos culturais fundamentalmente diversos, inicia-se um fenômeno singularíssimo com amplas repercussões futuras na História Global e, especialmente, na História do próprio continente descoberto: populações que viviam em diferentes estágios culturais, situados em nível inferior ao dos “descobridores” seriam aniquiladas pelas guerras, pelas doenças e pela colonização interrompendo-se assim a evolução destas culturas magníficas das quais merecem destaque as “Altas Culturas Pré-Colombianas” que correspondem respectivamente a Confederação Asteca, as Cidades-Estados Maias e o Império Inca.
O que veremos a seguir é uma breve pesquisa a respeito destas três civilizações, suas origens, costumes, economia, arte, cultura e religião.
ASTECAS
Origens
Os Astecas chegaram tardiamente ao México Central. Eram na expressão de Simoni-Abbat, “parvenus”, “os últimos a chegarem” e “tinham tido pouco tempo para estabelecer sua supremacia e suas normas”.
“Durante muito tempo – anota Soustelle (Les Aztèques, p5) – os Astecas “figuraram como intrusos, semibárbaros, pobres e sem terra”. A influencia dos Olmecas (primeiro povo da América Central a sedentariza-se e desenvolver sua sociedade, fundamentalmente na região onde hoje é o México) entre os Astecas, foi muito grande, principalmente porque eles viveram em tempos diferentes, basicamente na mesma região. Após a hegemonia Olmeca, a região sofreu várias invasões de povos vindos da América do Norte. Os primeiros povoadores procedentes do norte, da região de Nahua (família linguística do nahuatl), construíram entre 500 e 600 d. C., baseados nas tradições Olmecas, uma grande cidade, Teotihuacán, com gigantescas pirâmides homenageando o Sol, a Lua e seu deus maior, Quetzacoatl. Os Toltecas, uma das tribos nahuas do norte, chegaram a América Central entre 850 e 900 d. C., e talvez tenham se submetido aos sacerdotes de