Ppt midia alternativa
O acesso fácil é uma das principais características desses meios alternativos de comunicação.
Uma definição simples de mídia alternativa é aquela "que não é tradicional". Porém esse conceito de seu significado não é tão amplo, pois deixa de lado diferentes definições em termos de organização de notícias, operação de conteúdo produzido e relação e interação com a sociedade como um todo.
Como o conceito de mídia alternativa não é tão preciso, podemos nos basear em três critérios para sua definição: * Motivação não comercial (demonstração de interesses por idéias e não por lucros). * O tema principal de suas publicações focaria a responsabilidade social e a expressão criativa. * Seus publicadores se auto declararam alternativos.
Não bastassem essas definições, a mídia alternativa tem conteúdo radical politicamente, socialmente e culturalmente. Esse modelo considera não apenas as diferenças de conteúdo, mas a relação da comunicação como um processo social. A prioridade é criar audiências ativas e mobilizadas, sendo dessa forma a voz dos movimentos sociais. O objetivo é privilegiar o potencial transformador da mídia como instrumento reflexivo e de mudança das práticas sociais.
Os diversos núcleos de produção de mídia alternativa são uma força relevante na nova forma de comunicação que vem se constituindo. Partindo da insatisfação com as mídias corporativas, que segundo alguns seriam comprometidas com os "interesses do capital", esses movimentos de esquerda visam a oferecer uma outra maneira de pensar a função transgressiva da comunicação, sendo tudo isso feito com um aparato técnico mínimo e custos irrisórios. Seus principais veículos de comunicação são a Internet, as rádios comunitárias, jornais de baixa circulação e fanzines.
Com várias denominações diferentes, como mídia tática, mídia independente ou mídia sob demanda, essas mídias muitas vezes têm ligações com movimentos sociais de fora da rede. Apesar de já ter