Ppra restaurante
Autor: Hudson de Araújo Couto
Orientações contidas no livro COMO INSTITUIR A ERGONOMIA NA EMPRESA- A DINÂMICA DOS COMITÊS DE ERGONOMIA
A quem se destina:
- A pessoal de escritório, em geral, e para quem usa muito o computador
Esclarecimento inicial ao treinador:
É importante considerar que, muitas vezes, pode ser difícil passar alguns conceitos fundamentais para o pessoal de escritório, por uma série de motivos: um deles é a noção altamente desenvolvida de espaço pessoal, com a conseqüente dificuldade de aceitação de mudanças no posto de trabalho; outro é a dificuldade que se tem quando a pessoa racionaliza seu risco como baixo tendo a desculpa do pouco tempo na função; o terceiro é que, muitas vezes, uma configuração de um posto de trabalho com computador que atende bem a determinado tipo de trabalho não atende a outro.
Sugerimos uma palestra de 2 horas, precedida de uma técnica de alto valor: gravar em vídeo-tape pessoas em situação ergonomicamente correta e em situação ergonomicamente inadequada e, no dia do treinamento, após passados os conceitos básicos, discutir exemplos, inclusive da própria realidade da empresa. Essa auto-identificação ajuda muito na mudança da postura das pessoas, passando a tê-las como aliadas na Ergonomia.
Um corolário: é fundamental pedir autorização a essas pessoas para usar suas imagens no treinamento, caso contrário elas irão obstacular os esforços de melhoria de postura.
No treinamento, deverão ser abordados:
1. Conceitos básicos relacionados à posição sentada (ver Capítulo 11, Parte I deste livro);
2. Conceitos básicos relacionados à prevenção dos distúrbios relacionados ao uso dos computadores (ver Capítulo 12, Parte I deste livro);
3. Demonstração de como é um posto de trabalho ergonomicamente correto e como utilizar o ajuste da mesa e da cadeira, visando um bom conforto - é de alto valor a montagem desse posto de trabalho ideal no próprio local do treinamento.
4.