PPRA NR9
O PPRA tem validade de 1 ano, porém se durante esse ano, surgirem novos riscos no ambiente de trabalho, e também funções novas na empresa é interessante que seja reavaliado. conforme Item 9.2.1.1
Se a validade é de 1 ano então posso jogar o PPRA no lixo depois de 1 ano?
Não pode. A NR 9 nos instrui a guardar o PPRA por no mínimo 20 anos. Item 9.3.8.2. Periódica: É realizada com data e local previamente definido. Adotando-se um cronograma que indicará os locais e periodicidade de inspeção. Tem como objetivo dar atenção às condições de segurança dos diversos setores existentes em uma empresa.
Eventual: Feitas sem previsão de data. É o tipo de inspeção que depende da sensibilidade do profissional. Normalmente surte bons resultados por causa do fator surpresa.
Oficial: São realizadas por órgão governamentais do trabalho como Ministério do Trabalho, Bombeiros, e empresas particulares como seguradoras e parceiros de trabalho.
Especial: É o tipo de inspeção mais aprofundada. Que requer equipamentos ou aparelhos especiais. http://segurancadotrabalhonwn.com/como-evitar-acidentes-de-trabalho/ Principais erros na gestão e elaboração do PPRA: Não observar o cronograma de ações Esse é um erro clássico. Muitas empresas, principalmente que contratam consultoria, nem sabem que o tal cronograma existe! Boa parte das consultorias não comunicam a empresa do fato. Com isso as empresas ficam com um grande problema em mãos. O erro não é apenas da consultoria ! Erro também do empregador que não se teve preocupação de conhecer o documento. Não podemos nos esquecer que o cronograma de ações é muito importante até para provar que o ppra está sendo cumprido. Um ppra que não tem ações é como se nem existisse.
O que um cronograma? É a disposição gráfica do tempo que será gasto na realização de um trabalho.
Não alterar o programa quando a empresa cria um novo setor de trabalho
A nr 9 é clara quando diz no item