ppppppp
Preparo de Soluções
7.1 Introdução
As soluções são definidas como misturas homogêneas de duas ou mais substâncias. Elas são encontradas em qualquer um dos três estados da matéria: sólido, líquido e gasoso.
Todas as misturas gasosas são soluções porque qualquer mistura de gases é homogênea. Soluções sólidas, como certas ligas metálicas, são comuns. A grande maioria das soluções, entretanto, existe no estado líquido. Soluções líquidas são formadas pela dissolução de um gás, líquido ou sólido em um líquido. Se o líquido é a água, a solução é chamada de solução aquosa.
7.2 Soluções
Geralmente uma solução é constituída por um componente em maior quantidade, o solvente e, um ou mais componentes denominados solutos.
OBS.: Em toda solução com participação da água, esta é considerada como solvente, esteja ou não em maior quantidade
Tabela 1 – Tipos de soluções segundo o estado físico do soluto e do solvente
Solvente
Soluto
Solução
Exemplo
Gás
Gás
Gasosa
Atmosfera
Líquido
Gás
Líquida
Água-amônia
Líquido
Líquido
Líquida
Água-etanol
Sólido
Líquido
Sólida
Zinco-mercúrio(amálgama)
Líquido
Sólido
Líquida
Água-sal
Sólido
Gás
Sólida
Paládio-hidrogênio
Sólido
Sólido
Sólida
Zinco-cobre(latão)
A maior parte da terra é constituída por soluções aquosas – os oceanos. Vivemos na dependência completa de duas espécies de soluções: uma gasosa –(a atmosfera) e a outra aquosa.
Para estudo das soluções três aspectos devem ser considerados: quantidade, composição e concentração. A quantidade da solução envolvida em um processo pode ser medida em massa e volume.
A composição de uma solução é a soma total de todos os ingredientes que a compõem, e a concentração de uma solução são as quantidades relativas destes vários componentes.
Quando adicionamos 1 grama de NaCl em 1 litro de água , observamos que toda sal se dissolve facilmente. Esta solução assim obtida conterá pequena quantidade do soluto(sal de cozinha) em