PPP_IECP
1070 palavras
5 páginas
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICOINSTITUTO DE EDUCAÇÃO CARLOS PASQUALE INTRODUÇÃO
O Instituto de Educação Carlos Pasquale – Normal (matutino e vespertino) e Ensino Médio (noturno), com sede à Rua Ernesto Cardoso, nº 763, bairro Centro, município de Nilópolis, mantido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, foi fundado em 09 de julho de 1974 com o nome de Escola Estadual Carlos Pasquale.
A escola recebeu esse nome em homenagem ao educador Carlos Pasquale, nascido em 09 de outubro de 1906, em Piracicaba, São Paulo. A mesma foi inaugurada pelo governador Raimundo Padilha e pelo prefeito de Nilópolis Simão Sessim na época do antigo Estado da Guanabara.
A Unidade Escolar localiza-se em área urbana, possui ao todo 14 (catorze) salas de aula, pátio, dois auditórios, quadra esportiva, biblioteca, laboratório de informática e sala multimídia em seu prédio.
MARCO SITUACIONAL E DIAGNÓSTICO
Esta parte do PPP descreve que o Curso Normal tem como objetivo a formação de professores para atuarem na Educação Infantil e nas séries Iniciais do Ensino Fundamental. Já o Ensino Médio, uma formação geral que possibilite o desenvolvimento integral e autônomo, de modo a conceder múltiplas habilidades e senso crítico.
Sua proposta traz como pressupostos os seguintes princípios: o trabalho como princípio educativo, a prática educativa como princípio curricular e o direito da criança no atendimento de qualidade. Logo, o Trabalho, a Ciência e a Cultura são as bases que os sustentam.
No que se refere ao corpo discente, mais de 60% é do sexo feminino, com idade entre 15 a 56 anos, sendo a maioria solteiros e sem filhos, morando com o pais em casa própria.
Quanto à realidade das famílias, a maioria dos pais são casados, com um grau de escolaridade que varia entre o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. A renda média familiar gira em torno de 01 (um) a 03 (três) salários mínimos e que na maioria delas ambos trabalham fora.
MARCO FILOSÓFICO
Após explicitar os anseios para o