PPI V ADM 27
A estrutura da Natura buscou tornar a empresa mais ágil, com menos níveis hierárquicos e mais próxima de consultoras e consumidores. Ao longo anos , começou a implantação de um modelo de organização baseado em gestão de processos a serviço de unidades de negócios e unidades regionais.
Essa ação combinada alavancar as atividades da Natura por regiões e por marcas e categorias.
3.2 Inovação do modelo comercial Com o objetivo de estreitar o relacionamento com os consultoras e consultores, ampliou o modelo Consultora Natura Orientadora (CNO) no Brasil.
3.3 Investimento em marketing
Este investimento em marketing em 2008 levou a empresa a um caixa de R$ 88,0 milhões, em 2008, Esta economia foi resultado de uma gestão mais eficiente nos processos de prevenção de perdas de produtos, ganhos nos custos de manufatura e em insumos, redução do custo dos catálogos de vendas e aumento de pedidos de nossas consultoras via Internet.
3.4 Cultura organizacional
Foi introduzido um processo estruturado de fortalecimento da cultura organizacional, reafirmando os valores e as crenças da empresa. O desenvolvimento de lideranças de um modelo de gestão coerente são fatores fundamentais para a evolução.
3.5 Qualidade das relações
Os sistemas de governança e espaço para que os principais públicos da Natura possam acompanhar ativamente a gestão, foi dado início a um processo sistemático de engajamento de stakeholders.Este é o momento certo para começar a estruturar para um novo ciclo de crescimento ,entende que é fundamental ouvir e entender as necessidades de todos aqueles que se relacionam com a empresa, transformando essas contribuições em oportunidades de melhoria em atuação
3.6 Comitê de Pessoas e Desenvolvimento Organizacional Composto por três conselheiros, pelo diretor-presidente e pelo vice-presidente de Desenvolvimento Organizacional.
Em reuniões mensais, avalia questões de remuneração, liderança, sucessão, capacitação e