Pper
LENDAS REGIONAIS DE MARABÁ
Professora :
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura Ciências Biológicas (BIRD 0224) – Historia da Educação
09/11/2012
RESUMO
As lendas constituem importantes expressões folclóricas. Através delas o povo transmite a suas crenças, medos, muitas têm origem baseadas em fatos reais como a historia da buiúna. As pessoas contam de modo muito fantasioso que desperta o interesse fantástico nem quem ouve . Muitas vezes, as lendas supõem como determinadas coisas aconteceram, satisfazendo assim, a curiosidade popular como s fosse fenômenos inexplicáveis. O folclore, brasileiro recebeu neste setor valiosa contribuição dos indígenas, notáveis contadores de lendas e estórias, muitas das quais são célebres em todo o País. De mostravam grande espírito de observação e criatividade, empolgando-se com os fatos que conviviam e narrando-os de modo fantasioso e atraente. Os índios não viviam passivamente dentro da natureza. Viam nela uma incessante produtora de mistérios, de belezas, que eles tentavam explicar através de uma fantasia repleta de conceitos filosóficos.
PALAVRAS CHAVE: Lendas;Historias Fantasticas e Mistérios Historicos
Introdução
Você acredita em lendas urbanas ou em sobrenatural ? acreditando ou não elas são contadas em todas as partes do mundo aterrorizando muitas pessoas e você o que acha?
Boto
Acredita-se que a lenda do boto tenha surgido na região amazônica. Ele é representado por um homem jovem, bonito e charmoso que encanta mulheres em bailes e festas. Após a conquista, leva as jovens para a beira de um rio e as engravida. Antes de a madrugada chegar, ele mergulha nas águas do rio para transformar-se em um boto.
Curupira
Assim como o boitatá, o curupira também é um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas matas,