PPDC Escorregamentos Serra do Mar
1 INTRODUÇÃO 3
2 DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA 4
3 CARACTERIZAÇÃO GEOLÓGICA 5
4 RESOLUÇÃO DO PROBLEMA 7
5 CASOS SEMELHANTES 10
6 GLOSSÁRIO 12
7 CONCLUSÃO 13
8 BIBLIOGRAFIA 14
9 ANEXOS 15
1. INTRODUÇÃO
Os escorregamentos, assim como outros movimentos de massa, fazem parte da dinâmica natural de transformação e formação da crosta terrestre e estão relacionados também a fenômenos naturais como gravidade e variações climáticas. Acontece que, quando estes movimentos ocorrem em locais onde há ocupação humana, os resultados podem ser desastrosos.
Embora os escorregamentos e outros movimentos de massa sejam fenômenos naturais, alguns fatores externos relacionados à ocupação antrópica interferem decisivamente na ocorrência ou agravamentos destes movimentos. O principal é a ocupação desordenada de encostas e morros que adicionam carga extra ao peso da massa sedimentada ali existente e a consequente supressão da vegetação natural, que deixa o solo ainda mais exposto a ação do intemperismo físico.
Neste relatório, abordaremos o problema dos escorregamentos no Trecho Paulista da Serra do Mar (SP) e as principais medidas preventivas da Defesa Civil para que não ocorrem novos casos de mortes devido aos deslizamentos de terra.
2. DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA
Devido às graves consequências que qualquer escorregamento pode causar para a população, o estudo da estabilidade de encostas naturais é um dos grandes desafios da engenharia geotécnica*. Apesar da estabilidade de alguns taludes ser comprometida pela ação humana, há um grande número de escorregamentos que ocorrem sem uma causa aparentemente clara. Taludes naturais, em princípio estáveis, podem romper súbita e inesperadamente. A variedade e a natureza das causas e condições que determinam esses escorregamentos podem ser complexas, impossibilitando a elaboração de teorias e estudos de caráter geral. As duas causas mais comuns são as variações na frente de saturação e a alteração ou modificação