PPCP
PRODUÇÃO ENXUTA
Alunos:
Edvan
Isabelle
Rafael
Tassio
Uigor
Professor:
Glauber
Sumário
•
•
•
•
•
Introdução
Histórico da Produção Enxuta
A Produção Enxuta
Os Princípios da Produção Enxuta
Conclusão
Introdução
O sistema de produção enxuta, também conhecido como Sistema Toyota de
Produção, vem sendo utilizado por diversas empresas com o objetivo de acelerar os processo e reduzir o número de perdas, contribuindo assim com melhoria na qualidade e aumento de competitividade.
O sucesso da Toyota é merecido e também é o resultado de anos de trabalho que se refletem na merecida reputação pela excelência em qualidade, redução de custos e oferecer ao mercado veículos que vendem. O resultado é uma empresa altamente lucrativa em todos os sentidos.
Para se obter sucesso com a utilização do Sistema Toyota de Produção é necessário entender seu conceito, seus princípios, seus métodos e suas técnicas, adequando-as de acordo com a realidade da empresa estudada. Suas ferramentas não devem ser utilizadas individualmente, mas sim de uma forma ampla e sistêmica, em aplicações práticas todos os dias para acelerar processos, reduzir perdas e melhorar qualidade.
Histórico da Produção Enxuta
ANOS 50: A Toyota dedicava-se ao desenvolvimento e implantação de um sistema de gestão de produção própria. Com o modelo criado, tempo depois essa nova ideia de gerir uma produção foi difundida as demais empresas japonesas irradiando para outras partes do mundo, principalmente América do Norte e Europa.
ANOS 70: Ocorreu a crise do petróleo levando um aumento vertiginoso do preço do barril de petróleo afetou profundamente toda a economia mundial. A Toyota recebeu elogio devido sair ilesa aos efeitos da crise mundial, enaltecendo seu modelo de gestão de produção.
ANOS 80: Busca do aumento da produtividade, qualidade total e serviço ao cliente ficou a cúpula administrativa ficou