PPCP
Qualquer operação produtiva requer planos e controle, mesmo que o grau de formalidade e os detalhes possam variar. Algumas operações são mais difíceis de planejar. As que têm um alto nível de imprevisibilidade podem ser particularmente difíceis de planejar. Algumas operações são mais difíceis de controlar do que outras. As que têm um alto grau de contato com os consumidores podem ser difíceis de controlar devido a natureza imediata de suas operações e a variabilidade que os consumidores podem impor as mesmas.
- O que é um planejamento e controle
Considere, por exemplo, a forma como uma cirurgia de rotina é organizada em um hospital. Quando um paciente chega, é admitido no hospital, muito do planejamento para a cirurgia já aconteceu. A sala de operações já foi reservada e os médicos e os enfermeiros que irão participar da operação já receberam todas as informações com relação à condição do paciente. Cuidados pré e pós-operatórios já foram definidos. Tudo isso envolve pessoal e instalações em diferentes partes do hospital. Todos precisam receber informações e suas atividades precisam ser coordenadas. Logo que o paciente chega, será examinado, para a equipe certificar-se de que sua condição é a esperada. Qualquer mudança de última hora pode requerer algum grau de replanejamento. Por exemplo, se o paciente demonstrar sintomas inesperados, coloca-lo em observação poderá ser necessário antes que ocorra a cirurgia. Isso não só afetara o próprio tratamento do paciente, como outros pacientes talvez precisem ser reprogramados (da mesma forma que as máquinas podem necessitar de reprogramação se um trabalho sofre atraso de fábrica). Todas essas atividades de programação, coordenação e organização são relacionadas com o planejamento e controle do hospital.
Esse é o propósito do planejamento e controle, garantir que os processos de produção ocorram eficaz e eficiente e que produzam produtos e serviços conforme