ppbs nos transtornos alimentares
Universidade de Fortaleza
Abril de 2013
A emoção, a percepção e a aprendizagem nos transtornos alimentares
Autores: Priscilla Lima Ferreira, Thayssa Gleyses, Yasmim Nobre
Profa. Orientadora: Márcia Frezza
Palavras-chave: Transtornos. Percepção. Emoção. PPBs. Alimentar.
Resumo
O presente trabalho consta de uma análise a partir de dados bibliográficos e entrevistas semi abertas sobre as PPBs percepção, emoção e aprendizagem ligadas aos transtornos alimentares. O artigo trata dos resultados obtidos por meio da pesquisa qualitativa realizada, tendo como objetivo compreender melhor o funcionamento das PPBs na prática de Psicólogos e não Psicólogos. Podemos encontrar no decorrer da leitura uma associação entre os dados bibliográficos sobre o assunto e as entrevistas realizadas com psicólogos, nutricionistas e psiquiatra, procurando levar um maior entendimento do assunto para os leitores.
Introdução
Este artigo apresenta os resultados do trabalho realizado dentro da disciplina de Prática Integrativa II do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza (Unifor).
A importância deste trabalho consiste em desenvolver as habilidades da entrevista, da observação e da supervisão como estratégias fundamentais para a atuação do psicólogo e para a realização de pesquisa, focalizando os processos psicológicos básicos (PPBs), como conceitos fundamentais para a prática do profissional da Psicologia.
Dada a tarefa de planejarmos e elaborarmos um roteiro de entrevistas semi aberta com psicólogos e outros profissionais, optamos por investigar os seguintes processos psicológicos básicos: a percepção, a emoção e a aprendizagem abordando o tema dos transtornos alimentares no contexto da prática psicológica. A influência da percepção na associação com o peso corporal e os comportamentos alimentares anormais é nitidamente notável. A percepção do peso corporal mostra um papel imensamente importante na determinação dos