Poímeros, aplicações práticas na engenharia civil
1. Introdução
O mercado da Construção Civil está em expansão, e está expansão exige que novas tecnologias sejam exploradas e melhoradas pra que sejam incorporadas ao mercado, sempre levando em conta as preocupações com a qualidade e com as questões ambientais.
São inúmeros os materiais a disposição do mercado por isso focaremos em nosso trabalho o estudo sobre os polímeros, material que vem sendo bastante utilizado na construção que possui diversas aplicações.
Faremos uma apresentação dos polímeros e o classificaremos segundo os tipos encontrados bem como suas propriedades, demonstraremos também de forma rápida algumas da inúmeras aplicações possíveis de polímeros, mantendo como foco o mercado da construção Civil tendo em vista que sua aplicabilidade é vasta e variada.
2. Conceito de Polímeros
Os polímeros (do grego “Polys” – muitos; “Meros” – partes), são moléculas muitograndes constituídas pela repetição depequenas e simples unidades químicas, denominadas por monómeros Do grego “Mono” – um), ligadas covalentemente. Assim, os polímeros são macromoléculas constituídas por monómeros.
Existem diferentes tipos de materias poliméricos, os quais têm inúmeras propriedades atribuindo-lhes diversas aplicações nos mais variados ramos do nosso quotidiano.
Os materiais poliméricos, os quais incluem os plásticos, a borracha e algunsadesivos, são uma das três grandes classes de materiais utilizados em engenharia.
2.1. Classificação dos Polímeros
Os polímeros podem ser agrupados segundo várias classificações. Quanto à sua ocorrência, à sua estrutura, à natureza da sua cadeia, ao seu comportamentomecânico, à disposição espacial dos seus monómeros, à sua morfologia e ao tipo dereacção que lhe deu origem.
Quanto à sua ocorrência podem ser:
Naturais: Osnaturais são aqueles que já existem normalmente na natureza. São exemplos destes polímeros, entre outros, a celulose, a borracha natural, o amido, as proteínas e os ácidos nucléicos.