POWERLIFITING
De acordo com Coutinho (2011), o powerlifting pode ser definido como um esporte que consiste na excecução de três exercícios, o supino, o acachamento e o levantamento-terra, exercícios estes que são considerados básicos ou até mesmo funcionais, levando-se em conta que costumam fazer parte de nosso dia a dia, quando por exemplo, levantamos de uma cadeira, empurramos, puxamos, agachamos ou abrimos janelas.
Dentro desta perspectiva, Fleck e Kramer (2006), descrevem que o powerlifting, também conhecido como levantamento básico, é um esporte que envolve diretamente a força máxima do atleta e capacidade de treinamento, onde o mesmo é julgado pela quantidade de peso que consegue movimentar, principalmente nas modalidades que envolvem força dos membros superiores e inferiores, como agachamento e supino.
O Powerlifting é praticado atualmente dentro das academias, sendo que em Caxias do sul é possível efetuar a prática deste esporte na Academia Vilmar Oliveira, onde foi realizada a pesquisa deste trabalho, na Academia Danna Sports, na Academia Titan e na Academia Total Fitness. Estas academias dispõem de profissionais especializados e equipamentos especificos destinádos a prática do powerlifting.
Os principais praticantes deste esporte são pessoas já praticantes de musculação, e que desejam desenvolver a habilidade de máxima força muscular, principalmente nas modalidades descritas acima.
Atualmente existem competições no Brasil e no mundo, onde diversos atletas competem neste esporte. Podemos observar atletas praticantes do powerlifting em diversas academias, inclusive naquelas que não tem como foco, o treinamento de atletas para a modalidade, já que o treinamento para o esporte pode ser feito com simples equipamentos encontrados na maioria das academias.
Ná mídia televisiva, costumamos ver esportes de força como o Strongman, e em jogos Olímpicos o Levantamento de peso Olímpico. Muito raramente é divulgado e