Power Point Dados
2009/2010
Disciplina de Geografia C
Um Acesso Desigual ao
Desenvolvimento
Trabalho realizado por:
Ana Rita nº2
Bruno Pina nº5
Diana Santos nº7
Joana Enes nº9
Joana Alvesnº10
Susana Correia nº14
12ºD / 2009-2010
Introdução
O crescimento da riqueza mundial foi muito acelerado nos últimos dois séculos mas só um certo número de países e uma pequena percentagem da população mundial beneficiaram desse crescimento.
Ao nível das necessidades básicas os contrastes entre países são uma realidade.
Nos países em desenvolvimento, são consideradas necessidades básicas a alimentação, a saúde, a habitação e a educação. Apresentam uma qualidade de vida baixa.
Nos países desenvolvidos a satisfação das necessidades básicas fez evoluir este conceito surgindo novas necessidades (emprego, qualidade de ambiente, informação, cultura). Estes apresentam uma qualidade de vida alta.
Para atingir níveis de desenvolvimento elevados e melhorar a qualidade de vida das populações é importante não só que os rendimentos aumentem mas também que:
• A distribuição dos rendimentos seja mais equilibrada;
• Melhorem os serviços de saúde e a assistência médica e sanitária;
• Toda a população tenha acesso a água potável;
• Melhorem os níveis de alfabetização e de escolarização;
• A alimentação seja adequada;
• Toda a população tenha direito a habitação; • Os empregos sejam duradouros.
As politicas dos governos devem promover a qualidade do crescimento económico e não apenas o seu aumento quantitativo. Assim, pretende-se que nos países de baixos rendimentos, o aumento da capacidade humana possa: Dinamizar o crescimento económico. Melhorar a qualidade de vida.
Promover o desenvolvimento.
Os indicadores como medida de desenvolvimento Com o objectivo de conhecer o fenómeno do desenvolvimento num determinado país ou região utilizam-se indicadores estatísticos que permitem melhorar o conhecimento da realidade do ponto de vista social, económico e político.
No