Povos isolados na amazonia
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
POVOS ISOLADOS NA AMAZÔNIA
MANAUS
2011
ESCOLA SUPERIOR BATISTA DO AMAZONAS
VIVIANE SILVA GUIMARAÃES
POVOS ISOLADOS NA AMAZÔNIA
Trabalho apresentado à Escola Superior Batista do Amazonas na disciplina de Questão Social na Amazônia, sob orientação da Prof. Esp. Núbia Batista, para obtenção de nota parcial do 2º Bimestre do 4º Período do Curso de Serviço Social.
MANAUS
2011
Povos Isolados na Amazônia
Amazônia, complexo caracterizado pela floresta contígua que, junto a um amplo sistema fluvial unifica vários subsistemas ecológicos distribuídos pela Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia.
Um patrimônio biológico que representa um terço das florestas tropicais úmidas do Planeta, concentrando 20% da água doce não congelada do Planeta, 30% da sua biodiversidade, com imenso potencial mineral e genético de inestimável interesse econômico e social, de importância estratégica regional, nacional e internacional.
Região onde as relações socioeconômicas são caracterizadas pela infra-estrutura precária, a desigualdade social, a concentração de terras e de poder, a pobreza, a baixa escolaridade, a falta de estruturas institucionais apropriadas e o isolamento que dificultam a integração econômica, social e política.
Seu bioma tem sofrido crescentes impactos causados pela abertura de estradas, avanço da fronteira agrícola, queimadas, construção de hidrelétricas e de megaprojetos de infraestrutura.
Amazônia que apesar de pressões cada vez mais intensas, principalmente no sul do estado do Amazonas, no norte de Rondônia e Mato Grosso, ainda conserva as principais características de seu patrimônio natural, social e cultural, o que lhe confere uma identidade singular.
Amazônia indígena, cujos povos, dizimados desde os tempos coloniais pelas guerras, doenças, colonização cultural e religiosa, e com seus territórios reduzidos, estão passando por