Povos Indígenas
Suas festas, jogos e brincadeiras, suas formas de ensinar e aprender, tudo isso pode variar muito. Existem diferentes mitos, rituais, pinturas, objetos, músicas e cantos!
Além disso, os povos indígenas constroem casas de diversos jeitos e moram em regiões com paisagens muito diferentes. A alimentação de cada grupo também varia muito, alguns grupos só comem peixe, outros caçam vários tipos de animais, outros ainda criam gado e galinhas para comer.
Eles viviam em grupos ou nações que eram denominados tribos. Cada tribo tinha seu chefe, que era chamado de cacique, tuxana ou morubixaba. Nessas tribos havia também um chefe religioso e curandeiro, o pajé.
As tribos eram organizadas em aldeias, formadas por um conjunto de ocas, que eram as suas moradias. A esse conjunto dava-se o nome de taba, onde havia uma praça central, a ocara, para realização das festas e reuniões do conselho tribal e cerimônias religiosas.As tabas possuíam ao seu redor uma cerca de troncos, a caiçara, para proteção.
Os homens caçavam , pescavam, construíam as ocas, fabricavam armas e instrumentos musicais. As mulheres plantavam, colhiam, cozinhava, desenvolviam atividades artesanais (redes e cerâmicas) e cuidavam das crianças. As meninas aprendiam os trabalhos da mãe e os meninos acompanhavam o pai.
Os índios tinham suas crenças e seus principais deuses e protetores eram: Jaci (Lua), Tupã (o raio e trovão), Guaraci (Sol), Saci-Pererê (protetor dos vegetais). Navira (protetora dos peixes) Uirapuru (protetor das aves), Rudá (deus do amor e da reprodução) e Anhangá (protetor da caça).As festas indígenas eram realizadas com muita musica e dança, geralmente elas eram comemoradas nas épocas de plantio e de colheita.
Na arte, nas tradições, no vocabulário, nas técnicas utilizadas em embarcações e na agricultura, os índios têm sua parcela de contribuição em nossa cultura.
Embora em número