Povos da mesopot mia
Sumérios
Política: as cidades sumerianas eram completamente independentes entre si. Em cada uma delas, um sacerdote contava com o auxílio de um grupo de anciãos para que as principais decisões políticas fossem afixadas. Contudo, em certo momento, vemos que essa configuração passa a ser substituída por um modelo mais centralizador. O patesi assume a condição de monarca da cidade-Estado e transmite os poderes de seu cargo para um herdeiro, formando uma dinastia.
Economia: a terra era dividida entre o soberano, os templos e particulares. A ativada básica era a economia. A fecundidade da solo garantia ao camponês sumeriano duas colheitas anuais.
Sociedade: a estrutura social dos Sumérios organizava-se em torno de grandes cidades, como as cidades de Ur, Kish, Nippur e Uruk. Essas grandes cidades eram distribuídas arquitetonicamente ao redor das burocracias sacerdotais e dos templos. As terras em torno das cidades eram tratadas por sistemas de irrigação que funcionavam a partir de rios próximos.
Cultura: desenvolveram ciências matemáticas, de uso prático para as mais variadas aplicações naquele período. Tinham também vasto conhecimento sobre ervas medicinais, com propriedades benéficas para a cura de muitos males de saúde da população. Os sumérios interessavam-se pelos astros e a observação do céu era sistematizada de acordo com as possibilidades científicas da época.
Babilônios
Política: Hamurabi impôs a todos os povos dominados uma mesma administração. Ficou famosa a sua legislação, baseada no princípio de talião (olho por olho, dente por dente, braço por braço, etc.) O Código de Hamurabi, como ficou conhecido, é um dos mais antigos conjuntos de leis escritas da história. Hamurabi desenvolveu esse conjunto de leis para poder organizar e controlar a sociedade. De acordo com o Código, todo criminoso deveria ser punido de uma forma proporcional ao delito cometido.
Economia: a economia era baseada na agricultura, principalmente no cultivo da