povos amerindios
Antes da chegada dos europeus, a América do Norte era habitada por tribos ameríndias.
Pensa-se que os povos ameríndios chegaram à América através de uma porção de terra localizada no estreito de Bering que ficou gelada durante a idade do gelo e que separava a Sibéria e o Alasca.
A língua, os costumes e o modo de vida de cada tribo eram influenciadas pela região onde viviam.
Nas grandes planícies, existiam bastantes animais selvagens, os Cheyennes e os Pawnee viviam em estilo nômades, caçando animais através de armadilhas. Os animais que caçavam lhes forneciam peles para o vestuário e abrigo.
No sudoeste, as pessoas viviam em aldeias, cultivavam o milho, abóbora e feijão. As tribos que viviam perto de Lagos ou na Costa, dedicavam-se sobretudo à pesca enquanto as tribos que viviam nas florestas dedicavam-se sobretudo à cultura de searas e à pecuária.
Entre os povos mais famosos estavam os sioux ou dakotas que abrangiam três grandes grupos: os santees, os yanktoons e os tétons ,esses grupos viviam no noroeste dos atuais EUA. Na região também viviam povos aliados dos sioux , como os cheyene e inimigos como os crow.
A grande nação sioux foi a mais aguerrida na defesa de seu território. Como na famosa batalha de Little Bighorn, em 1876, quando, sob o comando do chefe Touro Sentado, liquidaram a 7ª Cavalaria do general Custer
Os sioux praticavam a agricultura, em especial a do milho, porém sua sobrevivência dependia basicamente da caça do bisão e do búfalo.Para abatê-los, os índios mobilizavam aldeia inteiras.
A existência dos sioux e dos demais povos das planícies do Oeste pode ser dividida em duas fases: antes e depois da introdução do cavalo no continente americano. Introduzidos na América do Norte pelos espanhóis que conquistaram o México, os animais se espalharam e deram aos indígenas uma mobilidade antes desconhecida. Graças as montarias, os caçadores puderam acompanhar as migrações dos bisões e búfalos sem ter que deslocar toda