Povo - Projeto
Introdução ______________________________________________ 1
2. A Segurança e a policia __________________________________2
3. Policia Comunitária _____________________________________3
4. Policiamento Ostensivo Volante (POVO) ____________________4 4.1 Objetivos do projeto __________________________________5 4.2 Composições do policiamento ostensivo volante ____________7
5. Conclusão _____________________________________________ 9
6. Bibliografia ____________________________________________ 10
1. INTRODUÇÃO
O Brasil, ultimamente, passou a estar associado, tanto no âmbito interno quanto internacional, ao fenômeno do crime e da violência, ocupando a manchete dos jornais e sendo objeto de programas especiais de televisão. Tal situação é sintomática de uma desintegração social, de um mal-estar coletivo, de uma desmoralização das instituições públicas. Medidas e ações para o enfrentamento do crime e da violência representam um verdadeiro desafio para o mundo contemporâneo, é necessário desenvolver políticas públicas de segurança que possam produzir resultados objetivos e confiáveis de redução dos indicadores de criminalidade.
Fórmulas tradicionais como sofisticação tecnológica, agressividade nas ruas e rapidez no atendimento de chamadas do “190” se revelam limitadas na inibição do crime.
As polícias brasileiras têm revisto seus conceitos e aprimorado técnicas e táticas de policiamento com o intuito de trazer melhores resultados para a redução da criminalidade e da violência. Nesse sentido, a estratégia de Polícia Comunitária tem se firmado como a mais adequada maneira de conceber segurança nos espaços urbanos de vida social. No Paraná, a Polícia Militar implementou o Projeto POVO (Policiamento Ostensivo Volante), como estratégia de Polícia Comunitária.
2. A SEGURANÇA E A POLICIA
Na aflição pela busca de segurança, o homem e a