Pouso e decolagem com vento cruzado
Primeiramente devemos procurar fazer uma aproximação estabilizada. Basicamente, uma aproximação estabilizada é uma aproximação onde a aeronave está alinhada com a pista, na velocidade prevista e na rampa certa. A aeronave também deve estar configurada corretamente para o pouso (flaps e trem de pouso baixado e travado). Para referência, a aeronave deve estar estabilizada em uma altitude não menor que 500 pés a partir da elevação da pista.
O erro mais comum de alunos iniciantes durante o pouso com vento de través é colocar a pista exatamente em frente ao avião na hora de fazer o alinhamento com a pista. Com isso não será possível manter o alinhamento com a pista, pois o vento ira derivar o avião em relação ao seu alinhamento. Para evitar esta deriva, deve-se abrir um pouco a proa da aeronave para o lado de onde o vento está vindo, escolher uma proa ligeiramente a esquerda ou a direita do eixo da pista afim de contrabalancear o vento e então manter o alinhamento com o eixo da pista. Ação também conhecida como "caranguejar". Resumindo, abre-se uma proa de correção.
Para saber se o avião está ou não alinhado com a pista, existe uma maneira muito simples. Se a cabeceira de pouso estiver a esquerda da cabeceira oposta, você estará a direita do alinhamento (a). Da mesma forma, se a cabeceira de pouso estiver a direita da cabeceira oposta (c), você estará a esquerda do alinhamento. Obviamente, se as duas cabeceiras estiverem alinhadas (a), você estará alinhado com o eixo da pista.
Também deve-se estar atento para irregularidades no terreno da pista, arvores, construções, etc. Pois estes fatores podem influenciar nos ventos próximos a pista, pegando o piloto desprevenido, causando assim um incidente ou até mesmo um acidente. Para evitar isso, o piloto durante a aproximação final deve sempre estar atento e preparado para uma possível