Potenz hydrogen

1292 palavras 6 páginas
O termo pH foi criado em 1909 pelo bioquimico Soren Peter Lauritz Sorensen, chefe do laboratorio Carlsberg facilitando seu trabalho de controle de qualidade de cervejas. Sorensen nos seus estudos tomou gosto pela estrutura de compostos inorgânicos e se doutorou em química, reavaliando os efeitos de íons sobre proteínas. Como a concentração do íon hidrogênio se destacava, ele inventou o pH. O nome pH vem do alemão “potenz Hydrogen” que significa concentração de hidrogênio, ou melhor é o símbolo para a grandeza físico-química "potencial hidrogenionico", poder de concentração de íons de hidrogênio, indicando acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução aquosa. Na descrição da escala, obtém dois métodos para medir a acidez, sendo um baseado em eletrodos e o outro baseado em indicadores e comparação de cores. O pH é definido como sendo o negativo do logaritmo decimal da concentração hidrogeniônica, com valores variando de 1 a 14, sendo 7 o pH da água em temperatura ambiente.
Líquidos com maior concentração de íons de hidrogênio do que a água são "ácidos" e tem um valor de pH "menor" do que 7.
Líquidos com menor concentração de íons de hidrogênio são "base" e tem o valor de pH "maior" do que 7.
Para abaixar pH - ácido fosfórico é o mais indicado. Pode ser usado ácido lático, porém este pode gerar off-flavor.
Carbonato de cálcio e carbonato de potássio aumentam o pH mas podem trazer off-flavors. Hidróxido de potássio é melhor, porém, difícil de encontrar e de manipular.
Curiosidades: Base: Segundo Svante Arrhenius, é qualquer substância que liberta única e exclusivamente o ânion OH– em solução aquosa. As bases possuem pH entre 7,1 a 14 (a 25 °C). Em sua escala, caso o número indicado for

Relacionados

  • Pichia protocols manual
    28873 palavras | 116 páginas