Potenciometria indireta de oxi-redução
INSTITUTO DE QUÍMICA DE SÃO CARLOS
SQM 0421 Análise Instrumental III
Prof. Dr. Luiz Henrique Mazo
POTENCIOMETRIA INDIRETA – OXI-REDUÇÃO
SÃO CARLOS
MAIO 2014
INTRODUÇÃO
Potenciometria é uma técnica instrumental baseada na medida do potencial elétrico de amostras líquidas, na ausência de corrente significativa (i). Esta técnica pode fornecer informações importantes sobre íons ou gases dissolvidos. A potenciometria tem a capacidade de medir a atividade (ou concentração) dos analitos, estes se forem íons.
A titulação potenciométrica pode identificar de forma direta ou indireta, substâncias inorgânicas (H+, Cu2+, Fe2+, ...), assim como substâncias orgânicas (vitamina C). Com um potenciômetro é possível medir a variação do pH ou da voltagem em função do volume de titulante, como demonstrado na figura a seguir.
Figura 1. Potenciômetro e curva de titulação em função de pH e volume de titulante.
Podemos observar na no gráfico que existe um ponto final da titulação, na assíntota vertical, para identificar este ponto exatamente, é necessário calcular a primeira derivada do ponto, da qual representada de forma arbitrária, na próxima figura.
Figura 2. Primeira derivada de uma função potencial qualquer.
A titulação potenciométria tem como vantagens: não empregar indicadores para o ponto final da titução, baixo custo, técnica simples, possibilita a análise de amostras coloridas, alta reprodutibilidade e sensibilidade (em comparação a técnica clássica). As desvantagens são forte dependência com força iônica do meio, interferentes, eletrodos frágeis, requer maior tempo de análise.
A técnica é baseada na equação de Nernst, relação entre o potencial elétrico e a atividade das espécies na solução. Para uma reação genérica, entre formação do produto e consumo do reagente, nós temos: Equação1
Na célula eletroquímica, existe uma combinação dos