Potencial econômico da inocullação de rizóbios em feijão-caupi
897 palavras
4 páginas
LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOAcadêmicos:
Aldine, Dayse, Elã,
Izamara, Josiane,Roselaine
29 de Junho de 2012
Profº.:
Dr. Pedro Martins Sousa
POTENCIAL ECONÔMICO DA INOCULAÇÃO DE
RIZÓBIOS EM FEIJÃO-CAUPI
NA AGRICULTURA FAMILIAR:
UM ESTUDO DE CASO
Pedro Martins Sousa
Fátima Maria de Souza Moreira
29 de Junho de 2012
A fixação biológica de nitrogênio(FBN) é um processo bioquímico, natural e essencial, realizado por bactérias chamadas
Rizóbios, os rizóbios fazem uma coisa que poucos seres vivos conseguem fazer. Eles aproveitam o nitrogênio gasoso do ar e o armazenam na forma de aminoácidos e outros compostos nitrogenados. Os aminoácidos formam todas as proteínas e são muito importantes para o crescimento dos seres vivos. Por isso plantas e animais precisam de nitrogênio. Só que não conseguem usar o nitrogênio gasoso do ar. Somente os rizóbios e algumas outras poucas espécies de bactérias conseguem esse feito.
As leguminosas resolveram o problema fazendo uma sociedade com os rizóbios. Mais do que uma sociedade. Uma simbiose.
Simbiose é uma palavra muito interessante. É formada de duas partes: SIM que significa junto e BIOS que significa vida. Então simbiose significa: VIDA EM
CONJUNTO. E é isso mesmo que acontece. A leguminosa protege os rizóbios dentro dos nódulos formados em suas raízes e os rizóbios transferem compostos nitrogenados para a planta. Os nódulos radiculares são como pequenas fábricas de nitrogênio nas raízes das leguminosas. Em troca, o rizóbio fornece o nitrogênio fixado que a leguminosa, rapidamente usa para produzir aminoácidos e proteínas. Com tanto nitrogênio disponível, a leguminosa cresce muito verde mesmo nos solos pobres.
Em regiões tropicais como a nossa, é de fundamental importância a utilização do FBN, pois o solo é muito deficiente deste nutriente. Os agricultores sabem disso e usam as leguminosas como adubo verde para suas plantações.
Um exemplo