Potencial de ação
a- Considerando que o EK+ = - 80 mV e E Na+ = + 40 mV, no repouso, qual o íon mais permeável? Justifique. O íon mais permeável é o potássio, pois na distribuição assimétrica dos íons do meio interior para o exterior, no caso do potássio é de 35 para 1, enquanto o sódio é de 1 para 10.
b- Ainda durante o repouso, qual íon tem maior tendência em se movimentar, o Na+ ou o K+? Justifique. O íon com mais tendência de se movimentar é o sódio, pois ele possui um canal capaz de responder a variação de voltagem diferente do repouso provocada por um determinado estímulo. Assim, o canal de sódio se abre permitindo a passagem dos íons sódio para o interior da célula. Vale ressaltar que este processo é influenciado pelo gradiente de concentração, uma vez que há mais sódio do lado externo induzindo a passagem destes para o meio interno.
c) Que alterações ocorrem durante a despolarização e repolarização que permitem a elevação e diminuição, respectivamente, do Em? Responda considerando o conceito de condutância. Basicamente as alterações que ocorrem durante a despolarização e repolarização é a inversão da polaridade. No caso da despolarização, os íons sódio apresentam canais abertos para transportá-los para dentro da célula para alterar a polaridade de negativa para positiva elevando assim o Em, isto é, o íon sódio possui alta condutância (estruturas e/ou canais que permitem a passagem dele na membrana). Já no processo de repolarização os canais de sódio são inativados, e os de potássio começam a ser ativados lentamente permitindo a passagem/ saída do potássio da célula, assim com a perda da carga positiva a célula vai recuperando seu estado negativo e diminuindo o Em. Considerando a eficiência e a eficácia como uma das propriedades para definir a condutância de um canal, pode-se afirmar que o potássio possui baixa condutância, uma vez que seus canais se abrem lentamente.
d) Por que existe hiperpolarização? Justifique, considerando, ainda, o