POTENCIAIS BIOELÉTRICOS
Existem diferenças de POTENCIAIS ELÉTRICOS através das membranas de TODAS as células do corpo e os íons mais importantes no desenvolvimento desses potenciais de membrana são: Na+, K+ e Cl-.
Em fisiologia, considera-se que existem dois tipos básicos de potenciais elétricos. O POTENCIAL DE REPOUSO e o POTENCIAL DE AÇÃO. O termo repouso vem do fato desse tipo de potencial ser observado quando as células não estão contraindo (caso de células musculares) ou enviando impulsos nervosos (caso de neurônios). O potencial de ação somente é observado quando as células estão contraindo ou enviando impulsos. Dessa forma, pode-se concluir que o potencial de ação só pode ser observado em células musculares e/ou neurônios. As células capazes de exibir um potencial de ação são chamadas de excitáveis.
O potencial de membrana de um neurônio quando ele NÃO está transmitindo sinais nervosos é de cerca de -90mV. Isto é, o potencial no interior da célula é 90mV MAIS NEGATIVO que o potencial exterior.
• Como qualquer outra célula a fibra nervosa possui BOMBAS de Na+/K+ que bombeiam constantemente Na+ para FORA e K+ para DENTRO (gerando excesso de cargas positivas no interior da fibra – lembre-se que a bomba é eletrongênica);
• Além das bombas, existem canais protéicos na membrana que permitem o "vazamento" de Na+ e K+ (o Na+ vaza para DENTRO e o K+ vaza para FORA - contrário da BOMBA) constantemente, o que também acaba afetando a distribuição de cargas elétricas.
Assim, pode-se afirmar que uma combinação de processos de transporte de íons através da membrana, atuando em conjunto e ao mesmo tempo, contribui para originar o que denominamos de POTENCIAL DE REPOUSO. Resumindo:
1. Potencial de DIFUSÃO do K+: a tendência natural do K+ é sair da célula por canais protéicos (de vazamento) e esse movimento de cargas gera um potencial elétrico.
2. Potencial de DIFUSÃO do Na+: a tendência natural do Na+ é entrar na célula, porém a membrana é pouco permeável ao Na+ (há