Potencia El Trica
Superfícies equipotenciais
Grupo: Henrique Gaspar, Iury Lessa, Hudson Junior, Carlos Bittencourt.
Professor: Nei Cipriano
Data do experimento: 09/03/2015
Data de entrega: 16/03/2015
Objetivo
A finalidade do experimento é demonstrar visualmente às linhas de campo elétrico determinado as superfícies equipotenciais, que são perpendiculares às linhas de força. Objetiva-se mapear pontos de mesmo potencial, para obtermos linhas de superfície equipotenciais. Em seguida achar as linhas de campo elétrico traçando retas paralelas às encontradas durante o experimento. Também interpretar onde a intensidade do campo se apresenta com maior ou menor intensidade.
Introdução teórica: Potencial Elétrico
O potencial elétrico de um ponto de um campo elétrico é a energia potencial elétrica por unidade de carga elétrica colocada naquele ponto.
A equação matemática que define potencial elétrico é:
Onde: Ep é a energia potencial elétrica associada à carga elétrica, medida, no SI, em joule (J). q é a carga elétrica de prova, medida, no SI, em Coulomb (C). V é o potencial elétrico, medido, no SI, em joule por Coulomb (J/C).
Propriedades
Uma carga elétrica q>0 é abandonada em repouso em um ponto A de um campo eletrostático, gerado por uma carga elétrica puntiforme Q>0, fixa num ponto O.
Sob ação da força eletrostática a partícula se desloca espontaneamente de A até B. Neste deslocamento a força eletrostática realiza um trabalho positivo (força e deslocamento têm o mesmo sentido, conforme mostra a figura 1). Observe que o potencial elétrico em A é maior do que em B (VA>VB).
Se a carga elétrica q fosse negativa ela se deslocaria espontaneamente de A para C e também, neste caso, a força eletrostática teria o sentido do deslocamento e realizaria um trabalho positivo (figura 2).··.
1
Observe que o potencial elétrico em A é menor do que em C (VA<VC).
Do exposto acima para o campo gerado por uma carga elétrica