Pota enxerto de maçã Maruba produzido por estaca

569 palavras 3 páginas
1_ RESULTADOS TESTES MB.
1.1_ OBJETIVO:
VERIFICAR QUAL É O COMPRIMENTO E DIÂMETRO IDEAL PARA ESTACAS DE MB, UTILIZADAS NA PPRODUÇÃO DE PORTA-ENXERTO EM CANTEIROS ENLONADOS.
1.2 _ ANTECEDENTES: Devido à falta de uniformidade das raízes de porta-enxerto provenientes de matrizeiros, foi proposta a produção de porta-enxerto de Maruba em canteiros enlonados.
Nos testes com estacas de 10 e 15 cm observaram-se diversos empecilhos. Entre eles estavam à obtenção de porta-enxerto tortos, excessivamente calibrosos, ponto de enxertia sobre a inserção do broto dificultando sua realização (em estacas com 15 cm) e elevada mortandade de estacas devido ao pequeno comprimento (estacas com 10 cm). Um teste paralelo indicou que estacas mais finas possuindo entre 03 e 05 milímetros de diâmetro e comprimento entre 25 e 30 centímetros, poderiam conferir um resultado superior nos quesitos, percentual de pegamento & qualidade do porta-enxerto. 1.3_ METODOLOGIA:
1.3.1 _ PEGAMENTO _ O percentual de pegamento foi obtido utilizando-se o método de contagem das estacas na extensão de três metros de canteiro em três repetições consecutivas e aleatoriamente. 1.3.2 _ DIÂMETRO _ Após o arranquio fez-se a medição do diâmetro a uma altura de 15 cm da base do porta-enxerto, depois de enquadrados em suas respectivas categorias (fraco, médio e forte) exprimiu-se o resultado em percentual. 1.3.3 _ QUALIDADE _ A qualidade foi auferida no momento da medida do diâmetro e consistiu basicamente em se verificar a existência de porta-enxerto tortos e danificados durante o processo de desbrota. 1.4_ TABELAS COM OS RESULTADOS APURADOS.
1.4.1 _ TESTE DE PEGAMENTO
PORTA ENXERTO
MB
PERCENTUAL DE PEGAMENTO
92%
1.4.2 _ DIÂMETRO.
CATEGORIA
FRACO
MÉDIO
FORTE
DIÂMETRO EM MILÍETROS
4 e 5
6 a 11
+ que 11
PERCENTUAL POR CATEGORIA
0%
89%
11%
1.4.3 _ QUALIDADE
CATEGORIA
FRACO
MÉDIO
FORTE
PERCENTUAL PORTA ENXETO TORTO
0%
5%
4%
PERCENTUAL P.ENX. DANIFICADO NA DESBROTA

Relacionados