POSTO DE GASOLINA
DEFINIÇÃO DO LOCAL
Primeiro é importante você definir se será um posto urbano ou rodoviário, cada um deles requer investimentos diferentes e a análise do negócio também mudará completamente.
Depois é preciso saber se você pretende ser um posto “Bandeirado” ou “Bandeira Branca”, se optar por ser ligado a uma distribuidora (Bandeirado) deverá entrar em contato com ela para que ela auxilie no processo de análise de mercado.
As distribuidoras costumam auxiliar nas projeções de demanda, crescimento e oportunidades para o negócio. Só com essa análise de viabilidade para a abertura do posto de combustíveis a distribuidora irá ou não auxiliá-lo na construção do posto (conceder crédito e financiamento para a construção).
INVESTIMENTO MÉDIO INICIAL
Em áreas urbanas o investimento gira em torno de US$ 300 mil. Já um posto rodoviário não deve sair por menos de US$ 500 mil.
Tanques subterrâneos para armazenar combustíveis Bombas e filtros de combustível
Caixa Separadora de Água e Óleo Compressores de ar para alimentação de elevadores
Balança de ar Equipamento de lubrificação e limpeza em geral
Calibrador de pneus Mangueiras e máquina de troca de óleo
Equipamentos de lubrificação, com graxarias, pneumáticas, pistolas de pulverização, braços giratórios, distribuidores de óleos de diferencial e caixa de engrenagens
Máquinas para lavagens de veículos
Estação de tratamento de água/efluentes
Elevadores hidráulicos
Não podemos esquecer que um posto de combustível, dependendo da sua localização, deve oferecer diversos serviços agregados ao consumidor, como por exemplo:
Loja de conveniência Banca de jornais e revistas
Lanchonete Restaurante/Churrascaria
Lava-rápido / Chaveiro Borracharia Mecânica Troca de óleo
Lan House ou Cibercafé
Hotel
Floricultura
E o que mais for interessante para a região.
Algumas outras boas dicas:
Não espere soluções