Postgres SQL
E um Sistema gerenciador de banco de dados relacional orientado a objetos e de código aberto. Já tem mais de 15 anos de desenvolvimento, sendo um gerenciador relativamente novo no mercado se comparado com outros SGDB (Oracle cerca de 37 anos, SQL 41 anos, MySQL 20 anos e IBM 37 anos).
E compatível com todos os grandes sistemas operacionais, como Linux, Unix (Mac) e Windows.
(Fotos dele rodando nesses sistemas)
Tem suporte completo a chaves estrangeiras, junções, visões, gatilhos e procedimentos de armazenamento em múltiplas linguagens, entre elas, Java, PHP, Python, Ruby, e C/C++.
Inclui a maioria dos tipos de dados do SQL:1999 (INTEGER, NUMERIC, BOOLEAN, CHAR, VARCHAR, DATE, INTERVAL, e TIMESTAMP) e ainda o armazenamento de objetos binários como sons, imagens ou vídeos.
Ele e altamente escalável, tanto na quantidade de dados que pode gerenciar, quanto no numero de usuários concorrentes, ou seja, usuários utilizando o sistema ao mesmo tempo.
Alguns limites do banco
Tamanho Máximo do Banco de Dados
Ilimitado
Tamanho máximo de uma Tabela
32 TB
Tamanho Máximo de uma Linha
1.6 TB
Tamanho Máximo de um Campo
1 GB
Máximo de Linhas por Tabela
Ilimitado
Máximo de Colunas por Tabela
250–1600 dependendo do tipo de coluna
Máximo de Índices por Tabela
Ilimitado
O PostgresSQL e bastante reconhecido em seu setor e já ganhou o Prêmio Linux New Media para o melhor Sistema de Base de Dados e cinco Prêmios Escolha dos Editores do Linux Journal para melhor SGBD.
O PostgreSQL é otimizado para aplicações complexas, isto é, que envolvem grandes volumes de dados ou que tratam de informações críticas. Assim, para um sistema de comércio eletrônico de porte médio/alto, por exemplo, o PostGreSQL é mais interessante, já que esse SGBD é capaz de lidar de maneira satisfatória com o volume de dados gerado pelas operações de consulta e venda.
Para o procedimento de instalação, acesse o site http://www.postgresql.org/download/ e escolha a versão para seu sistema operacional.