Posssibilidades de coloboração e reflexão critica
4142 palavras
17 páginas
1UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO COODERNAÇÃO GERAL DE PESQUISA PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA
As possibilidades de colaboração e reflexão critica nas práticas avaliativas da educação superior
JÉSSICA VERAS MARIANO BOLSISTA ICV Dra. IVANA MARIA LOPES DE MELO IBIAPINA ORIENTADORA
TERESINA 2011
2
JÉSSICA VERAS MARIANO
POSSIBILIDADES DE COLABORAÇÃO E REFLEXÃO CRÍTICA NAS PRATICAS AVALIATIVAS DE PROFESSORES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Relatório parcial referente ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica – PIBIC / UFPI do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí - UFPI produzido sob orientação da Profa. Dra. Ivana Maria Lopes de Melo Ibiapina.
TERESINA 2011
3
RESUMO
Neste relatório discutimos como os professores de educação superior podem usar em suas práticas avaliativas a colaboração e a reflexão critica. No decorrer do texto serão expostas algumas práticas avaliativas de professores da educação superior para assim se saber se estes praticam ou não o contexto de colaboração e reflexão critica em suas avaliações salientando dessa forma a importância desses contextos anteriormente citados. A pesquisa tem como objetivos: descrever as práticas avaliativas utilizadas por professores que atuam na educação superior e analisar como os sentidos e os significados produzidos em contexto de pesquisa colaborativas contribuem para expandir as práticas de avaliação utilizadas na formação universitária. O estudo se baseia abordagem de Vigotski (1993, 2000, 2001, 2003), Leontiev (1978) e Bakhtin (2000, 2002), seguindo os propósitos do PIBIC-UFPI e as ideias do Núcleo de Pesquisa FORMAR da UFPI, e os aportes metodológicos se baseiam nas ideias de Ibiapina(2007) e Magalhães(2004).
Palavras chaves: Prática Avaliativa, colaboração e reflexão critica.
4
SUMÁRIO
1.0