Possibilidade de fraude em licitações na modalidade convite
Baseando-se no laudo de necropsia de Euclides da Cunha, efetuado por Afrânio Peixoto em 1909, responda os questionamentos abaixo.
01 –O laudo descreve feridas de entrada e saída, localizada no punho e região dorsal da mão com um trajeto de 55mm. Podemos caracterizar como sinais de defesa e que esses ferimentos seriam disparados a curta distância?
R- Depende. O fato de o projétil ter atingido o punho e a região dorsal da mão, não necessariamente um gesto de defesa. Poderá até ser, porém, também pode ser fruto de ato de fuga.
Em relação à distância do disparo, tudo lega a crer, que o tiro não foi disparado à queima-roupa, pelo fato de ter atingido uma velocidade capaz de produzir penetração por duas vezes no mesmo corpo.
02 – Sabendo que a vítima em questão e a morte fora produzida por ferimento por projétil de arma de fogo, qual a necessidade de Afrânio Peixoto fazer a abertura completa do corpo, inclusive pesando alguns órgãos?
R – A abertura completa do corpo faz-se necessária, para investigação de possível ferimento de projétil em órgão vital. Porém, descartando-se esta hipótese, a investigação contribuirá na avaliação da causa morte, como sendo, por possível rompimento de artéria radial e exaurimento pela perda excessiva de sangue, (choque Hipovolêmico).
A pesagem de alguns órgãos contribuirá na elucidação do caso, pela perda de sangue. Não confirmada esta hipótese, terá que se investigar se não houve outra circunstância que contribuiu para a causa morte.
03 – Às respostas aos quesitos, podemos dizer que as respostas estão claras, ou poderiam ser mais específicas. Justifique sua resposta.
R – Os quesitos poderiam ser mais específicos. Ou vejamos: O projétil segundo narração acima, atingiu o punho e o dorso da mão, não especificando se houve qualquer outra intercorrência no homicídio.
É pouco provável que um indivíduo vá a óbito pela simples lesão acima descrita, pois demandaria muito tempo para a consumação