Posse Responsável
Ter um cão como amigo é realmente maravilhoso. Mas para que essa amizade seja realmente maravilhosa, deve haver respeito e amizade de ambas as partes: do proprietário e do cão.
Como o proprietário é um ser evoluído, dotado de uma inteligência inigualável no reino animal, capaz de pensar e exercer o livre arbítrio, é sobre ele que pesa a total responsabilidade por essa amizade e principalmente a responsabilidade por tudo o que acontece ou venha a acontecer com seu grande amigo o cão.
Essa amizade homem-cão inicia-se no dia em que o proprietário adquire o seu animal, quer seja por doação, compra ou adoção. Para o cão, pouco importa a forma pela qual foi adquirido, o que importa mesmo é que seu proprietário é seu chefe e a família do seu chefe é a sua matilha.
Na matilha cada membro do grupo exerce uma função e ocupa um grau na hierarquia. O cão, como membro pouco evoluído e animal de estimação, deve ocupar o grau mais baixo na hierarquia. Se houver outros cães, cada cão define sua posição na hierarquia de acordo com sua idade, temperamento e características físicas.
Entre os lobos, ancestrais dos cães, o chefe da matilha tem direito a se alimentar primeiro, e sua área de descanso localiza-se no centro da área pertencente á matilha. Nenhum outro lobo tem acesso a essa área. Assim deveria se comportar a matilha humana a qual pertence o cão, pois para o cão a família humana é sua matilha.
Por esse simples exemplo de comportamento canino já podemos observar de onde se origina muitos problemas que afligem os proprietários de cães e seu cães. Pois muitos cães vivem em apartamentos ou dentro de casa, que seria considerada a área central pertencente ao chefe da matilha. Hoje em dia, os cães são humanizados, tratados como filhos. E aí também temos outro exemplo de comportamento que também influencia na amizade homem-cão. Os cães se perdem com relação à hierarquia, e muitos procuram assumir o lugar do chefe e colocar ordem na matilha.
O maior