Posição de Trendelenbrug
285 palavras
2 páginas
Aluno: Leandro Aurélio Figueira de AzevedoDisciplina: Socorros de Urgência
Prof: Horatus Maia
Turma: E 151
Posição de Trendelenburg
A posição de Trendelenburg é aquela em que a pessoa fica em decúbito dorsal, com o quadril elevado em cerca de 40 graus em relação à cabeça inclinada, com a cabeça numa posição inferior aos pés, abaixo do ombro.
Esta posição, serve para posicionar a pessoa que ao realizar um esforço físico, ocorreu falta de oxigênio no cérebro
Ela recebe esse nome em homenagem ao cirurgião alemão Friedrich Trendelenburg (1844-1924) que a descreveu.
Sinal de Trendelenburg
O sinal de Trendelenburg é encontrado em pessoas com fraqueza da musculatura abdutora do quadril.
O sinal de Trendelenburg é dito positivo se, quando o quadril de um paciente que está de pé sustentado por somente uma perna, cai para o lado da perna levantada. A fraqueza é presente no lado da perna em contato com o chão.
O corpo não é capaz de manter o centro de gravidade no lado da perna que está no chão. Normalmente, quando a manobra não é realizada, o corpo desvia seu peso para a perna que permanece no chão durante a manobra, permitindo a mudança do centro de gravidade e consequentemente estabilizando ou equilibrando o corpo. Entretanto, durante a manobra, quando o paciente levanta a perna oposta, a mudança não é criada e o paciente não é capaz de manter o equilíbrio.
Essencialmente, o sinal de Trendelenburg é causado pela paralisia dos músculos glúteo médio e mínimo. A paralisia pode surgir por lesão nervosa do nervo glúteo superior.