Positivmo

303 palavras 2 páginas
Teoria Positivista
Os séculos XVII, XVIII, XIX trouxeram inúmeras transformações para sociedade, revoluções, ciências, ideologias, doutrinas que se expandiram com rapidez e transformaram o pensamento da população, e dentro dessas intensas mudanças, surge a doutrina positivista, criada na França no começo do século XIX pelo pensador Auguste Comte, que queria afirmar como uma religião racionalista, O POSITIVISMO, para definir a área do conhecimento que estudaria a sociedade, acreditando que era possível planejar o desenvolvimento da sociedade e do individuo com critérios das ciências exatas e biológicas.O positivismo derivou-se do “cientificismo”, da crença no poder exclusivo e absoluto da razão humana em conhecer a realidade e traduzi-la sob a forma de lei naturais. Essas leis seriam a base da regulamentação da vida do homem, da natureza como um todo e do próprio universo.conhecimento pretendia substituir as explicações teológicas, filosóficas e de senso comum por meio das quais, o homem explicava a realidade.
Para Comte, o método positivista consiste na observação dos fenômenos, subordinando a imaginação à observação. O fundador da linha de pensamento resumiu seu ideal em sete palavras: real, útil, certo, preciso, relativo, orgânico e simpático. Comte preocupou-se em tentar elaborar um sistema de valores adaptado com a realidade que o mundo vivia na época da Revolução Industrial, valorizando o ser humano, a paz e a concórdia universal.
O positivismo teve fortes influências no Brasil, tendo como sua representação máxima, o emprego da frase positivista “Ordem e Progresso”, extraída da fórmula máxima do Positivismo: "O amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim", em plena bandeira brasileira. A frase tenta passar a imagem de que cada coisa em seu devido lugar conduziria para a perfeita orientação ética da vida social.
Site: http://www.suapesquisa.com/o_que_e/positivismo.htm
Livro: Livro de cursinho EDITORA

Relacionados