Positivismo
POSITIVISMO
- primeira corrente teórica sistematizada de pensamento sociológico: definição de objeto, conceitos e metodologia.
- especificidade do estudo científico da sociedade → se distingue de outras ciências
- principal representante: Auguste COMTE (1798-1857), discípulo de Saint-Simon [um dos principais socialistas utópicos, precursor do socialismo]
- filosofia positivista
- deriva do “cientificismo” → crença no poder exclusivo e absoluto da razão humana em conhecer a realidade e buscar leis naturais de funcionamento do mundo.
- leis naturais: base da regulamentação da vida do homem, da natureza, do universo
- objetiva substituir as explicações teológicas, filosóficas e de senso comum pela explicação científica - principal crença: origem comum (natural) dos eventos físicos e humanos. Embora diferentes em essência, o mundo físico e o natural podem ser pensados a partir da mesma lógica, porque têm origem comum.
- Comte admite três estados: teológico, metafísico, positivo
Teológico: o universo era explicado em termos de deuses, demônios e seres mitológico;
Metafísico: a realidade era explicada em termos de abstrações como a essência, existência, substância e acidente. O estágio metafísico estava só terminando, dando lugar ao científico ou estágio positivo;
Positivo (Científico): estágio final; as explicações somente poderiam ser baseadas em leis científicas descobertas através da experimentação, observação ou lógica.
- o estado positivo representa o auge do progresso da humanidade
Ciências → abstratas
→ concretas
Matemática, astronomia, física, química e biologia, que foram classificadas por Comte na base crescente de complexidade, já eram científicas. Procurou então completar o estágio positivo ao criar a mais complexa de todas, a sociologia como ciência.
Sociologia → ciência mais complexa e profunda
Sociologia → “batizada” por Comte, em 1842
- O principal problema que se coloca para as ciências sociais (e humanas), diz respeito