positivismo
Definição
O termo positivo significando o real, por oposição ao quimérico, o útil em oposição ao ocioso, a certeza em oposição à indecisão, o preciso em oposição ao vago. O termo significa, ainda, o contrário de negativo e indica a tendência de substituir sempre o absoluto pelo relativo. Finalmente, traduz a proposta de organização moral e intelectual da sociedade.
Comte e sua época
Augusto Comte (1798-1857) nasceu em Montpellier, França, de família católica e monarquista. Vai ara Paris – em 1814- como aluno da Escola Politécnica, onde adquire sólida formação matemática e científica.
Em 1817 conheceu H. de Saint Simon (1760-1825), de quem se tornou secretário e colaborador até 1824. Foi em Saint Simon que Comte se inspirou para desenvolver muitos aspectos de sua doutrina, notadamente a idéia da criação de uma ciência social e de uma politica cientifica.
Em 1844, conhece uma mulher que viria exercer sobre seus sentimentos, sobre seu pensamento e sobre o estilo de sua obra uma notável influência: Clodilte de Vaux.
A influência mais marcante em sua forma foi, entretanto, Condorcet (1743-1794), ao qual Comte se referia como ‘’ meu imediato predecessor’’.
O pensamento e Comte só se torna efetivamente compreensível sobre o pano de fundo da sociedade francesa da primeira metade do século XIX, profundamente abalada pelos conflitos resultantes do processo de transformação econômica e politica posteriores á revolução de 1789. Encontramos em suas obras conceitos intimamente ligados à ordem e à estabilidade social, como tradição, autoridade, hierarquia, coesão, ajuste, norma, ritual etc.
A lei dos três estados
Comte afirma “ter descoberto uma grande lei fundamental” segundo a qual o espírito dos indivíduos, assim como a espécie humana e as próprias ciências, descreve um movimento histórico que atravessa um estado teológico e um estado metafisico antes de chegar ao terceiro e ultimo estado, o positivo, termo fixo e definitivo