Positivismo
- O positivismo, assim como a maior parte das filosofias, teve seu crescimento, através de debates e discursões, que muitas vezes os afastava de suas ideias. Os principais idealizadores do positivismo foram Augusto Comte e John Stuart Mill.
- O positivismo defende a ideia de que o conhecimento científico é a maior forma de conhecimento verdadeiro. Os positivistas afirmam que uma teoria é correta se ela foi comprovada através de provas científicas.
- Os positivistas não acreditam nos conhecimentos das crenças, superstição ou qualquer outro que não possa ser comprovado. Para eles, sociedade só vai para frente caso, tenha avanços científicos.
- O positivismo teve muita influência na literatura. No Brasil, por exemplo, influenciou escritores naturalistas como Aluísio de Azevedo e Raul Pompéia.
- A frase “Ordem e Progresso” que encontramos na bandeira brasileira é de inspiração positivista.
- Augusto Comte, filosofo e economista, lutava com filosofia que todos os estudos obedecessem os métodos científicos. Por exemplo,Comte deu o nome de sociologia ao estudos que demonstravam as relações humanas e uma ciência da sociedade.Segundo seu ponto de vista parar superar os problemas da sociedade, deveríamos passar por uma reforma intelectua, que seria o espalhamento dos conhecimentos científicos.
- Para fazer com que a disciplina de sociologia se tornasse legitima Comte instituiu a leis dos três estados, na qual o conhecimento está sujeito ao processo de evolução:
a) O Estado teológico em que o pensamento sobre o mundo é determinado pelas considerações do sobrenatural, religião, Deus;
b) O Estado metafísico, em que as atrações do sobrenatural são substituídas pelo pensamento filosófico sobre a essência dos fenômenos;
c) No estado positivo a ciência e os conhecimentos vindos da experiência através da observação dos fatos empíricos tornam-se modos dominantes para acumular conhecimentos. (TURNER,